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Como solicitar o Seguro-Desemprego?

Após a demissão sem justa causa, é possível solicitar o seguro-desemprego pela internet, seja no site ou aplicativo. Veja agora o guia completo.

Se você tem Carteira de Trabalho assinada e é demitido sem justa causa, o governo federal concede o seguro-desemprego, um benefício que tem o objetivo de dar apoio financeiro por tempo determinado até você encontrar um novo emprego ou atividade para lhe trazer renda.

Ocorre que, para fazer o pedido, você deve atender aos critérios determinados em lei. Veja:

Para receber o benefício, você deve estar desempregado no momento de fazer o pedido. Ah, e não se esqueça: a demissão deve ser sem justa causa. Quem foi demitido por justa causa não tem direito ao seguro-desemprego.

Entretanto, mesmo após ser demitido sem justa causa, se você estiver recebendo outro benefício do INSS, não terá direito ao seguro-desemprego.

Por exemplo: você foi demitido sem justa causa, mas está recebendo auxílio-emergencial pago durante a pandemia. Neste caso, você não terá direito ao seguro-desemprego. Porém, o seguro pode ser acumulado com a pensão por morte ou o auxílio-acidente.

Importante destacar: para ter acesso ao benefício, no momento da demissão sem justa causa, o trabalhador não pode ter renda própria que garanta o sustento seu e da própria família. Também não pode ser sócio ou membro com participação nos lucros de qualquer empresa.

O seguro-desemprego é um benefício do governo federal que tem a finalidade de garantir uma assistência financeira aos trabalhadores demitidos.

Assim, os trabalhadores com carteira assinada, demitidos sem justa causa, têm direito a este benefício. Vamos conhecer mais detalhes!

Quanto tempo devo ter trabalhado na empresa para requerer o seguro-desemprego?

Se for a primeira solicitação do seguro, você deve ter trabalhado e recebido salários, no mínimo, 12 meses, antes da data da demissão.

Se for a segunda solicitação, este prazo cai para 9 meses e, da terceira solicitação em diante, você deve ter recebido salários na empresa/empregador nos 6 meses anteriores à data de demissão.

Caso você seja um empregado rural, deve ter carteira assinada durante 15 meses nos últimos 2 anos.

 

 

Como solicitar o seguro-desemprego?

Hoje, tudo pode ser feito pela Internet. Então, ao receber a documentação para encaminhar o seguro-desemprego, você pode fazer o pedido imediatamente clicando neste link empregabrasil.mte.gov.br e preenchendo o formulário. Tenha em mãos sua Carteira de Trabalho, RG e CPF.

O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.

O trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do SINE (Sistema de Emprego) da sua cidade pessoalmente (procedimento necessário para evitar fraudes). 

Mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pela internet.

Você pode acompanhar mais detalhes sobre o seguro-desemprego acessando a página do Ministério do Trabalho (clique aqui para acessar) ou seguindo as instruções a seguir. 

Como solicitar o seguro-desemprego pela internet?

O pedido online do seguro-desemprego é bastante prático, você pode solicitar o benefício pelo site ou aplicativo do Ministério do Trabalho. Mas é essencial prestar atenção para não preencher os dados de modo incorreto.

Antes de iniciar o pedido, tenha em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e o Requerimento do Seguro-desemprego – emitido e entregue pela empresa na rescisão do contrato.

Com essas informações, chegou a hora de solicitar o seguro-desemprego. Assista ao vídeo do Portal Gov.br ou leia os tutoriais abaixo do vídeo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=w-PCmtGq_HI&t=12s

Solicitar seguro-desemprego pelo site

1. Acesse o site gov.br/trabalho (clique aqui);

2. Abaixo de seguro-desemprego, clique em Solicitar, depois em Iniciar;

3. Agora, você precisa Entrar com Gov.br (ou efetuar seu cadastro) – caso você tenha acessado serviços digitais como a carteira de trabalho, INSS, CNH ou CPF, é provável que já tenha este cadastro;

4. Após esse acesso, você verá os serviços, dentre eles, o seguro-desemprego; clique nesta opção, depois em Solicitar Seguro-Desemprego;

 

Site do seguro-desemprego

 

5. Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego (no documento entregue pela empresa);

6. Clique em Localizar;

7. Agora, confira os seus dados pessoais, analise novamente as regras, concorde com os termos do site e clique em Concluir;

8. Confirme o pedido do seu benefício.

Pronto, você acabou de solicitar o seguro-desemprego pelo site. Nessa última tela, deve aparecer a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso”.

Além disso, terá as informações sobre o benefício, incluindo a quantidade que irá receber, valor das parcelas e datas de pagamento.

Solicitar seguro-desemprego pelo aplicativo

  1. Primeiro, crie a sua conta no portal Gov.br (clique aqui);
  2. Baixe o app “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para iOS ou Android; logo no início, você vai visualizar as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho;
  3. Toque em Benefícios, depois em Seguro-desemprego e em Solicitar;
  4. Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego e toque na seta para avançar;
  5. Agora, você deve ver as informações sobre o contrato de trabalho encerrado, além do número do CNPJ, o seu cargo, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e demissão e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos;
  6. Por fim, leia e concorde com as informações, depois toque em confirmar.

 

Pronto, você acabou de solicitar o seguro-desemprego pelo app. Nessa última tela, deve aparecer a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso”.

Além disso, terá as informações sobre o benefício, incluindo a quantidade que irá receber, valor das parcelas e datas de pagamento.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Antes de solicitar o seguro-desemprego, é preciso conhecer quem pode receber o benefício. Veja os requisitos:

  • estar desempregado no momento do pedido;
  • ter sido demitido (dispensado) sem justa causa;
  • não pode receber benefícios do INSS, exceto a pensão por morte ou o auxílio-acidente;
  • não estar recebendo outros benefícios do governo, como o auxílio-emergencial pago durante a pandemia da Covid-19;
  • não ter renda própria que garanta o próprio sustento e da sua família;
  • ter recebido salários da sua empresa ou do seu empregador:
    • pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de demissão, quando for a primeira solicitação do seguro;
    • pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando for a segunda solicitação do benefício;
    • em cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de demissão – essa regra vale a partir da terceira solicitação em diante.
  • no caso dos empregados rurais, devem ter 15 meses de trabalho com carteira assinada durante os últimos 2 anos;
  • não pode ser sócio ou membro com participação nos lucros de qualquer empresa.

 

Portanto, são várias regras que você deve ficar atento antes de solicitar o seguro-desemprego. Caso contrário, pode ter o pedido negado pelo governo.

O que fazer para resolver os problemas no pedido do seguro-desemprego?

O Ministério do Trabalho já informou que alguns trabalhadores podem ter problemas ao solicitar o seguro-desemprego pelo site ou aplicativo.

Nesse caso, você deve entrar em contato com o governo pelo Portal de Serviços (clique aqui para acessar) e registrar sua reclamação, de preferência pelo celular, pois é solicitada uma selfie com seu documento. 

Ao preencher o formulário, você deve incluir os dados pessoais e indicar o problema: recuperar senha, cadastrar senha ou não conseguir criar um login e senha.

Após enviar o formulário, você deve receber no seu e-mail um tutorial para criar a senha e, em seguida, pedir seu benefício.

Seguro-desemprego negado: o que fazer?

Nesse caso, se o pedido do seguro-desemprego for negado, é possível entrar com recurso administrativo.

No mesmo site ou aplicativo, na opção de Seguro-Desemprego, terá o link para Apresentar Recurso. Acesse e envie seu recurso ao Ministério do Trabalho.

Porém, antes de apresentar essa contestação, verifique os motivos que levaram à negativa do pedido. Assim, seu recurso será mais assertivo e terá mais chances de reverter a negativa.

Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, você pode entrar em contato com o Ministério do Trabalho no telefone 158.

Além disso, recomendo que tenha o apoio de um advogado especialista em Direito do Trabalho. Assim, você terá um suporte adequado na luta pelos seus direitos.

Luís Gustavo Nicoli

Advogado e Gestor Executivo é especializado em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Anhanguera, e também possui mestrado na mesma área pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Ele é também conselheiro da OAB/GO desde 2013.

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