Beneflex é um conjunto de benefícios flexíveis oferecido pelas empresas, que difere dos pacotes tradicionais, como vale-refeição e convênio médico.
A ideia é trazer mais opções de benefícios aos funcionários para que eles possam escolher quais benefícios lhes são mais convenientes, conforme seu estilo de vida. Geralmente é feito por uma política de pontos da empresa.
Além disso, o Beneflex traz maior comodidade para o funcionário, sem impactar financeiramente a empresa, pois, em vez de ter aquele valor fixo de pacotes tradicionais de benefícios, poderá dar essa opção ao empregado, dentro de um limite pré-estabelecido por política empresarial interna.
O que é Beneflex?
Se os planos tradicionais de benefícios de sua empresa não lhe são convenientes, possivelmente o Beneflex será um dos principais requisitos na hora de escolher onde trabalhar.
Ele traz uma variedade de benefícios, diferente dos que são padronizados pelas empresas em geral.
Por exemplo: se você já tem um convênio médico particular, poderá trocar este benefício fornecido pela empresa por um auxílio com os custos de seus estudos.
Basicamente, são benefícios extras, além dos que são obrigatórios por lei, como férias, 13° salário e vale-transporte.
Em suma, o Beneflex é uma categoria de benefícios em que os funcionários podem escolher, dentre as opções disponibilizadas pela empresa, quais lhe forem mais convenientes, conforme suas necessidades pessoais.
A empresa é obrigada a disponibilizar o Beneflex?
Se não for estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), conforme categoria profissional, não há obrigação legal de a empresa fornecer determinado pacote de benefícios. Isso vale tanto para os pacotes tradicionais quanto para os benefícios flexíveis, o chamado Beneflex.
A empresa tem obrigação legal de fornecer os seguintes benefícios e adicionais: vale-transporte, férias remuneradas, 13º salário, FGTS, adicional noturno e licença-maternidade.
Quantos aos demais benefícios, disponibilizados tradicionalmente por empresas, são fornecidos conforme acordo individual ou Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Entretanto, devido ao competitivo mercado de trabalho, criou-se um pacote tradicional de benefícios disponibilizados pelas empresas.
Mas aqueles que não são obrigatórios por lei ou por ACT dependem da anuência do trabalhador.
No entanto, muitos acabam não aderindo aos benefícios facultativos que lhes são oferecidos pelo empregador, por não serem atrativos ao seu estilo de vida.
Assim, o Beneflex é a mais nova categoria de plano de benefícios flexíveis que surgiu no mercado, diversificando as opções, sem ônus financeiro às empresas.
Principais diferenças entre os benefícios tradicionais e o Beneflex
As empresas costumam oferecer benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, convênios médicos e odontológico e seguro de vida. Em alguns casos, sob uma contraprestação financeira do empregado.
Entretanto, para algumas pessoas os benefícios não são interessantes e, assim, acabam por perder oportunidades de continuarem motivados.
Por sua vez, o Beneflex traz diversas outras opções, com maior flexibilidade para a escolha dos benefícios, que não se restringe apenas a esses tradicionais ao mercado.
Não há uma tabela fixa destes benefícios, mas, atualmente, são também oferecidos pelas empresas:
- Auxílio-combustível;
- Academia;
- Auxílio home office;
- Vale-cultura;
- Auxílio-creche;
- Estacionamento;
- Previdência privada;
- Auxílio para estudos.
Como o Beneflex funciona na prática?
Diante da diversidade dos benefícios, as empresas vêm adotando em suas políticas internas um sistema de pontos. Como funciona? O pacote de benefícios flexíveis é disponibilizado na forma de pontos, distribuídos conforme o benefício que for escolhido pelo empregado.
Na prática, a empresa fornece determinado número de pontos que o funcionário poderá utilizar, sendo que para cada benefício existe um número de pontos.
Assim, ele poderá escolher até determinado limite de pontos e, se ultrapassar, será impedido de escolher mais ou, ainda, deverá ter descontos adicionais em sua folha de pagamento.
Pense na seguinte situação: você mora perto do trabalho, então pode ir almoçar e chegar no trabalho a pé. Além disso, trabalha em regime híbrido (home office e presencial) e, nas suas horas vagas, gosta de ir ao teatro e à academia.
Faria sentido para você receber Vale-Transporte e Vale-Refeição? Essa é uma das situações em que o Beneflex pode ser muito vantajoso.
Neste exemplo, considerando que a política interna da empresa estabelece o Beneflex pelo regime de pontos, você poderia montar a sua planilha de pontos da seguinte forma:
Convênio médico | 100 |
Vale-alimentação | 500 |
Vale-cultura | 150 |
Auxílio-educação | 250 |
TOTAL | 1.000 pontos |
Dicas para empresas montarem seu plano Beneflex
Se você é empresário e pretende implantar uma política de benefícios Beneflex, deverá estabelecer um plano bem definido.
Caso não tenha nenhuma experiência, pode ser uma boa alternativa contratar profissionais especializados em benefícios empresariais. Eles darão opções conforme as atividades do negócio e o perfil de seus funcionários.
Mas, se preferir, seguindo as dicas abaixo, poderá montar um plano Beneflex eficaz para sua empresa:
- Planejamento: olhe seu planejamento financeiro e quais são os perfis, no geral, de seus empregados e, se possível, o calendário de suas atividades;
- Necessidades e preferências dos funcionários: o foco principal do Beneflex é a flexibilidade, com diversas opções, conforme a necessidade individual dos empregados. Então, uma sugestão seria perguntar diretamente a eles. Por exemplo, pelo preenchimento de formulários para indicarem seus interesses;
- De olho nos concorrentes: se as empresas do mesmo segmento oferecem benefícios mais atrativos aos seus funcionários, isso é um sinal de alerta, pois você pode acabar perdendo seus profissionais;
- Alerta ao que diz a legislação trabalhista: ao elaborar o seu modelo Beneflex, atenção ao que determina a CLT, se tiver dúvidas, não deixe de contratar uma assessoria jurídica, pois, o que pode parecer bom hoje, pode resultar em prejuízo nos tribunais trabalhistas;
- Faça uma pesquisa de satisfação dos empregados: feedbacks dos funcionários sobre as mudanças e até darem sugestões é algo fundamental, principalmente neste momento de transição. Afinal, são eles que poderão mostrar se os benefícios estão valendo a pena.
Portanto, o Beneflex é uma inovação para as políticas de benefícios para funcionários, principalmente pela versatilidade dos funcionários do atual mercado de trabalho.
Embora possa parecer um processo de difícil implantação, até mesmo por fatores culturais da empresa, pense que todos somente têm a ganhar.
Afinal, funcionários satisfeitos estarão mais motivados no trabalho. Ou seja, a relação custo-benefício, com estudo e planejamento estratégico e financeiros, terá um reflexo positivo no desenvolvimento do seu negócio.