Nos últimos anos, o setor de vendas tem se destacado com os avanços tecnológicos para tornar o processo mais eficiente e otimizado, assim, o controle de ponto para o vendedor é uma das ferramentas utilizadas.
Nesse sentido, além de contar com um sistema de gestão de pessoas, é essencial contar com um programa para o controle da jornada, porque sua ausência é um dos maiores problemas enfrentados na justiça do trabalho.
Veja a seguir como o controle de ponto para vendedor funciona e outras informações úteis sobre o assunto. Acompanhe.
Como funciona o controle de ponto?
Antes de mais nada, a jornada de trabalho é definida pelo tempo que o colaborador deve estar disponível para a empresa, realizando as atividades relacionadas à função para a qual foi contratado.
Nesse sentido, o controle de ponto funciona sendo um monitoramento dessa carga horária.
De acordo com o artigo 74 da CLT, todas as empresas com mais de 20 colaboradores devem realizar o registro de entrada e saída dos seus funcionários.
Isso significa que os colaboradores deverão marcar o ponto nos horários de lanche e almoço e, também, no início e término da sua jornada. Ao final do mês, os apontamentos e levantamentos serão feitos.
Dessa forma, se uma boa ferramenta for utilizada, o empregador conseguirá saber os motivos dos atrasos e também das horas extras.
Como o controle de ponto atua nos resultados positivos da equipe?
Para ser um bom gestor, é necessário estar a par do que acontece na rotina dos seus colaboradores. Desse modo, com uma ferramenta de controle, é possível tirar os indicadores das jornadas de trabalho.
Nesse sentido, será possível atentar para os vendedores que faltam muito ou vivem atrasados e acabam prejudicando a produtividade das vendas.
Então, contar com uma ferramenta que auxilia nesse processo irá garantir o cumprimento da jornada.
Dessa forma, a empresa terá mais produtividade e, por consequência, mais resultados com uma equipe com processos assertivos. E aí, está pronto para adquirir o controle de pontos e mudar o futuro da sua empresa?
Quais são os principais tipos de controle de ponto?
Existem quatro categorias de controle de ponto, são elas: o controle de ponto manual; o controle de ponto mecânico; o controle de ponto eletrônico; e o alternativo, também chamado de digital.
No entanto, a lei brasileira não determina nenhuma regra para a escolha de qual sistema deve ser utilizado, ficando a critério de cada empresa.
O que a lei diz sobre o controle de ponto do trabalho externo?
Conforme a CLT, quando as atividades do trabalho são exercidas externamente, a empresa pode adotar um sistema, mesmo que indireto, para controlar a jornada.
No entanto, o artigo não exclui a importância da gestão da jornada de trabalho.
Além disso, sem essa atividade é impossível realizar ações como fechamento de folha de pagamento, controle de horas trabalhadas, gestão de tempo e produção, marcação de horas e controle de banco de horas.
Qual a relação da ausência de controle de ponto com os processos trabalhistas referentes a horas extras?
Você sabia que, apenas no ano de 2018, o Tribunal Superior do Trabalho registrou 32.476 processos referentes a horas extras? Isso poderia ser evitado com o controle da jornada de trabalho dos colaboradores das referidas empresas.
Para os empregadores, é primordial adotar um sistema de controle, manual, mecânico, eletrônico ou digital, do registro da jornada de trabalho praticada pelo empregado.
Então, seja qual for o modelo adotado, o registro é pessoal e a assinatura no apontamento mensal deverá ser adotada para cumprir as leis trabalhistas.
Além disso, ter controle das horas através de planilhas pode simplificar as tomadas de decisões e auxiliar no rendimento.
Visto que fazer uma gestão de pessoas com sistemas organizados e integráveis traz eficiência, poupa tempo e evita trabalho duplo.
Em resumo, não há outro método mais eficiente para poder controlar a jornada dos colaboradores e uma empresa.
Isso porque todas as marcações ficam armazenadas em um banco de dados, e gestores e profissionais de RH têm acesso a elas para realizar as atividades de gestão e de rotina, ajudando no crescimento da equipe.
Ainda, o controle auxilia no cumprimento das obrigações trabalhistas, evitando multas, ações e outros problemas que afetam a empresa.