Não há uma regra específica para encontrar o melhor advogado agrário.
No entanto, é necessário compreender o que em razão de um campo vasto de opções, algumas dicas são essenciais para contratar o profissional correto.
O advogado agrário é o profissional especializado em garantir o acesso aos direitos dos proprietários rurais, além de conduzir litígios, informar os seus clientes acerca da legislação.
Nesse artigo, vou explicar tudo sobre a área e oferecer orientações valiosas para que você possa escolher o advogado agrário ideal para você.
O que faz um advogado agrário?
Ao contrário de outras áreas do direito, como o direito penal, civil e ambiental, em que as normas jurídicas são organizadas em códigos específicos, o direito agropecuário não possui essa hierarquia jurídica.
Em outras palavras, as normas legais são distribuídas entre outras leis além da constituição federal. Portanto, os advogados que atuam com Direito Agrário ou Rural dominam tais áreas jurídicas.
Estudam completamente as normas jurídicas aplicadas em outros ramos jurídicos do direito agrícola e agrário na relação entre o homem e a terra.
Como o advogado agrário pode atuar no seu processo?
O advogado agrário possui atuação focada e direita nos assuntos de assessoria jurídica aos produtores agropecuários e também os proprietários rurais.
Assim, atuam também com cooperativas e grandes empresas, bem como as famílias que vivem e trabalham no meio rural, o que possibilita assegurar os direitos de cada ator nesse processo.
Ou seja, sua atuação é flexível e variável, de acordo com as necessidades dos clientes. Portanto, há um leque de atuações e de maneiras nas quais o advogado agrário pode atuar no seu processo.
Para facilitar, separamos uma lista de principais atividades e tarefas desenvolvidas:
- Assessoria aos produtos agrícolas em processos de compra e venda, e demais contratos;
- Processos em andamento que envolvam o Direito Ambiental e a Produção Agrícola;
- Processos de liberação de atividade (também administrativos), para atuação em área rural;
- Processos sobre Direito do Consumidor, Direito Constitucional, Direito Penal e Administrativo, quando cabíveis;
- Processos de licenciamento ambiental.
Além disso, presta serviços adicionais como publicidade, trocas comerciais etc.
Em suma, o trabalho de um advogado agrário abrange todas as etapas, como produção, processamento e distribuição além é claro, de questões legais e burocráticas.
Como encontrar o melhor advogado agrário em Goiânia?
Especificamente para o município de Goiânia, há algumas ferramentas disponíveis para lhe ajudar a escolher. Para lhe ajudar, confira abaixo:
- JusBrasil: o site permite que você encontre todos os dados e processos relacionados ao advogado que está na sua lista de contratação. Assim, você analisa os processos, o andamento e quais os resultados dos processos em que o advogado já atuou.
- Mundo Advogados: o site é especialista em informar a lista de advogados atuantes no município. Assim, através da ferramenta de filtros, é possível definir o que você procura e quais suas necessidades. O site está disponível gratuitamente.
- OAB de Goiânia: procurar pela inscrição do advogado na OAB de Goiânia é uma etapa essencial para garantir que o profissional esteja habilitado para exercer a advocacia e que não tenha sofrido sanções disciplinares ou punições que possam comprometer sua atuação.
- Verifique as avaliações no google: verificar avaliações e comentários no Google deixados por clientes anteriores é uma excelente prática para obter insights sobre a reputação e a qualidade de seus serviços.
Como escolher o melhor advogado agrário?
Para escolher o melhor advogado agrário para representar seus interesses, é fundamental seguir alguns passos essenciais.
Primeiramente, busque por profissionais especializados em direito agrário, que tenham formação sólida e experiência comprovada nessa área específica.
Realize uma pesquisa minuciosa sobre o histórico do advogado e verifique sua reputação por meio de recomendações de outros clientes ou colegas de profissão, utilize as ferramentas citadas no tópico anterior.
A investigação do histórico de casos anteriores do advogado pode fornecer informações valiosas sobre sua competência e sucesso em questões agrárias.
A capacidade de negociação também é relevante, já que muitos conflitos podem ser resolvidos extrajudicialmente. Por fim, discuta as questões financeiras, compreendendo os honorários e despesas envolvidas.
A escolha do melhor advogado agrário exige uma avaliação criteriosa, mas ao seguir essas diretrizes, você aumenta as suas chances de encontrar um profissional que irá atender adequadamente às suas necessidades.
Quanto custa um advogado agrário em Goiânia?
Os honorários de advogado em Goiânia variam bastante. Isso ocorre porque cada advogado cobra de acordo com seu tempo de experiência, sua especialização e também com a complexidade do caso.
Ou seja, não se pode determinar com certeza qual é o valor específico que será cobrado. No entanto, a fim de esclarecer, os escritórios de Goiânia oferecem atendimento para todos os bolsos e todas as necessidades.
Pesquise bastante para garantir que o melhor advogado agrário para o seu caso é aquele que se encaixa no seu bolso, mas também em suas expectativas, atividade prática e experiência.
Conclusão
Há várias formas de escolher o advogado certo para o seu caso específico. Assim, aproprie-se das dicas que mencionamos acima e procure aquele que tem atuação própria e experiência prática no seu caso.
Ao seguir essas orientações, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios legais que possam surgir no contexto rural.
Lembre-se que as propriedades rurais e terras merecem tanta atenção quanto os imóveis em áreas urbanas. Portanto, caso você tenha ficado com alguma dúvida, fale com um advogado agrário para analisar o seu caso.