O compromisso com o pagamento da pensão alimentícia é uma obrigação séria, visando garantir o sustento de filhos, ex-cônjuges e, em alguns casos, gestantes necessitadas. Para muitos, essa responsabilidade envolve o desconto direto em folha de pagamento. No entanto, é importante compreender as variações e requisitos legais envolvidos nesse processo, tanto para empregadores quanto para empregados. Leia o artigo e entenda.
Leia também: Desconto de pensão alimentícia no salário: como funciona?
Apenas deve ocorrer o desconto se houver determinação da justiça ou autorização expressa do empregado.
Em circunstâncias normais, o desconto em folha de pagamento só deve ocorrer quando existe uma determinação judicial específica para isso. Nesse cenário, a empresa recebe um ofício do poder judiciário com informações detalhadas, incluindo o nome do credor, do devedor, o valor ou percentual do desconto, a conta em que o pagamento deve ser depositado e a duração dos descontos, se aplicável.
Mesmo que o empregador esteja ciente de que seu funcionário deve pagar pensão alimentícia, não é adequado realizar o desconto em folha de pagamento sem essa determinação judicial. Mas também é possível fazer o desconto a pedido do empregado, isso somente mediante autorização prévia e expressa assinada por ele.
Havendo a ordem para desconto (ou a autorização do funcionário), esteja atento para alguns detalhes.
Quando a ordem judicial para o desconto em folha de pagamento é recebida, o empregador deve seguir rigorosamente as instruções, realizando o desconto do valor e transferindo-o para a conta indicada durante o pagamento do funcionário. A comunicação do desconto pode ser feita por meio de um ofício ou decisão judicial, que pode ser enviada à empresa por um oficial de justiça ou pelas partes envolvidas.
E também, o empregador não tem o direito de escolher o que será descontado, seu valor ou percentual. A decisão do poder judiciário deve ser cumprida, ou o empregador pode enfrentar acusações de crime de desobediência. Além disso, se o empregador realizar o desconto e não repassar o valor ao beneficiário, poderá ser responsabilizado pelo crime de apropriação indébita.
O desconto de pensão alimentícia em folha de pagamento é um procedimento regulamentado pela justiça, destinado a garantir o sustento de dependentes financeiros. É fundamental que ambas as partes entendam suas responsabilidades e respeitem as determinações legais nesse processo.
Veja:
Se você estiver com dúvidas sobre esse tema, pode solicitar assistência jurídica com advogados especializados clicando aqui.
O que achou deste conteúdo? Visite o nosso perfil @nicoliadv no Instagram. Somos especialistas em Direito do Trabalho e trazemos conteúdos constantes sobre o tema de forma clara e objetiva!