A Portabilidade de Salário permite que você receba o salário no banco em que preferir. Assim, pode ter os benefícios e comodidades do banco que melhor o atende. Veja agora como fazer essa mudança.
Em geral, quando você inicia em uma nova empresa, deve abrir uma conta-salário. Às vezes, a própria empresa envia seus dados para o banco fazer essa abertura de conta.
Isso porque as empresas já têm contrato com determinado banco. Por isso, você deve ter essa conta-salário para receber sua remuneração mensal.
Porém, apesar de ser gratuita, a conta-salário tem algumas limitações e, mesmo que seja uma conta-corrente, talvez você não queira pagar as tarifas mensais.
Nesse caso, você deve manter a conta-salário no banco indicado pela empresa, mas pode fazer a portabilidade de salário e receber em outro banco, sem custo adicional e no mesmo dia do pagamento.
Veja agora os detalhes e saiba como pedir a portabilidade de salário.
O que é a Portabilidade de Salário?
A portabilidade de salário permite que você receba o salário no banco em que preferir, inclusive, em bancos digitais. O pagamento ocorre no mesmo dia em que a empresa deposita o salário e não tem um custo adicional.
Mas como funciona esse procedimento? Na portabilidade, a conta-salário continua existindo, mas é feita a transferência automática dos valores para a conta que você escolher.
Atualmente, a portabilidade de salário é bastante conhecida, porque é algo inserido há muito tempo no mercado, permitida desde 2 de abril de 2007.
Conforme as regras atuais, mesmo que você tenha um financiamento, empréstimo ou qualquer outro serviço, o banco contratado pela sua empresa deve aceitar a portabilidade de salário.
No entanto, eventuais descontos de financiamento, empréstimo ou tarifas podem ser feitos antes de o banco da conta-salário transferir os valores para a nova conta que escolher.
Mas aqui vale um ponto de atenção: se houver tarifas mensais, talvez o banco o enganou e abriu uma conta-corrente, ao invés da conta-salário. Isso porque a conta-salário é gratuita.
Porém, mesmo que seja gratuita, a conta-salário é bastante limitada, porque você tem direito apenas a:
- cartão da conta
- 5 saques mensais
- impressão de dois extratos
Inclusive, alguns bancos chegam a limitar o acesso ao aplicativo, além de não poder usar o cartão na opção de débito, nem mesmo fazer transferências sem custos.Por isso, talvez seja vantajoso fazer a portabilidade do salário para um banco que ofereça mais vantagens, até mesmo de forma gratuita.
Como fazer a portabilidade de salário?
Desde julho de 2018, você pode solicitar a portabilidade de salário diretamente no banco que escolher, sem falar com o atual banco.
Antes, você precisava solicitar para o banco em que tem a atual conta-salário e, muitas vezes, eram colocadas várias barreiras para evitar a mudança.
Então, para fazer a portabilidade de salário, basta solicitar pelo aplicativo, site ou caixa eletrônico – dependendo do banco.
Por exemplo: você recebe a remuneração na conta-salário do Banco A e quer transferi-la para o Banco B. Então, acesse o app do Banco B e procure por Portabilidade de Salário.
Em cada banco, existem caminhos diretos para seguir no aplicativo ou pelo site. Se tiver dúvidas, entre em contato com esse banco.
O que é necessário para fazer a portabilidade de salário?
No pedido da portabilidade, você deve informar alguns dados, como:
- CNPJ da empresa em que trabalha
- Razão social dessa empresa ou empregador
- Nome e código do atual banco
Inclusive, você deve ter esses dados antes de iniciar o pedido, pois eles serão solicitados logo no início.
Onde você consegue essas informações?
Em geral, esses dados estão na sua folha de pagamento ou contracheque, no topo deste documento. Mas também está registrado na sua carteira de trabalho.
Além disso, se a empresa em que trabalha tiver filiais, você deve ficar atento ao CNPJ que faz o seu pagamento, para não digitar o número errado.
Porém, se não conseguir encontrar essas informações, solicite para a empresa. Ela também não pode interferir na portabilidade do salário.
Qual o prazo para finalizar a portabilidade de salário?
A alteração do banco em que você vai receber o salário deve ocorrer em até 5 dias úteis, desde que os dados preenchidos estejam corretos.
A partir desse momento, todos os meses, o atual banco deverá transferir seu salário para a nova conta que escolher, no mesmo dia em que for depositada a remuneração.
Posso solicitar a portabilidade de salário para banco digital?
Sim, é possível! Desde julho de 2018, o Banco Central também autorizou que as contas de pagamento possam receber a portabilidade de salário.
A conta de pagamento não é oferecida por bancos, mas por instituições de pagamentos, empresas que têm a inovação tecnológica como diferencial e oferecem serviços de movimentação de valores.
Nessas contas, é possível movimentar dinheiro, efetuar saques, pagar contas e comprar com o cartão ou aplicativo no celular.
Isso significa que contas digitais, como Nubank, Inter, BTG+, PagBank, Mercado Pago, Original, C6 Bank, Agibank, Neon, Next e vários outros estão autorizados a aceitar a portabilidade de salário.
Nesse caso, o pedido da portabilidade é idêntico ao que expliquei acima. Ou seja, você pode solicitar direto pelo site ou aplicativo.
O que fazer se tiver problemas na portabilidade de salário?
Após solicitar a portabilidade do salário, sabemos que o banco tem até 5 dias úteis para finalizar o pedido, desde que os dados preenchidos estejam corretos.
Porém, se esse prazo não for cumprido ou, ainda, a portabilidade for negada, entre em contato com o novo banco para saber o que ocorreu.
Se o pedido foi negado porque os dados estão incorretos, você pode fazer um novo pedido com as informações corretas.
Mas, caso a resposta do banco não seja satisfatória, você pode reclamar na ouvidoria do próprio banco ou, ainda, no Banco Central, no site Consumidor.gov ou no Procon local.
— Leia também: Pagamento de salário pode ser feito por PIX?