Você quer entender como funciona a premiação de funcionários, não é mesmo? Então, confira este artigo até o final e veja as melhores dicas. Entenda como funciona, quais as vantagens e como aplicar na empresa.
O que é a premiação de funcionários?
A premiação é a forma de incentivar a equipe a ser proativa e a buscar os melhores resultados. Essa premiação pode ser dada de várias formas. Além de benefícios como vale-alimentação e refeição, a empresa também pode oferecer prêmios em dinheiro.
Dessa forma, ao ver seus esforços dando frutos, toda a equipe ficará motivada.
Existe uma pesquisa que comprova que 45% dos colaboradores que recebem prêmios são muito mais satisfeitos que aqueles que não recebem.
Hoje, há várias empresas que aplicam a premiação. Dessa forma, elas podem trabalhar a realização pessoal de cada uma, evitando pedidos de demissão e improdutividade.
Por fim, se você trabalha com incentivos, onde é reconhecido o seu esforço, você naturalmente será um funcionário feliz. Assim, tanto você quanto a empresa terão os melhores resultados.
Veja abaixo como funciona essa prática, os benefícios e como aplicar.
Como premiar o funcionário?
A premiação está prevista e regulamentada em lei. Por isso, a Lei nº 13.467 descreve vários pontos sobre como deve ser feito esse pagamento, que você verá logo a seguir.
Além disso, a empresa também precisa conhecer bem a equipe que irá participar das metas colocadas. Tudo isso vai facilitar na hora de escolher as recompensas.
Cada empresa decide a forma que vai trabalhar. Portanto, ela escolhe quais serão as metas e os prêmios, sejam eles em dinheiro, benefícios, viagens etc.
Existem várias formas de premiar um funcionário. O mais comum é em dinheiro, mas muitas empresas já inovaram nesse sentido. Afinal, quem não gosta de viajar, jantar em lugares diferentes ou até mesmo ganhar presentes?
Pois bem, essas variadas formas de bonificar vieram para tirar o foco só do dinheiro, que com a repetição acaba sendo vista como um mero aumento de salário.
Prêmios variados fazem toda a diferença, pois você ganha experiências diferentes. Sendo assim, você pode incluir seus familiares em um dia de folga, passeios, almoços etc. Esses momentos são incríveis.
Quais são os tipos de premiação?
Há várias formas de premiar um membro da equipe que se destacou. Isso porque não é só o dinheiro que beneficia e promove os resultados. Existem diversos prêmios que condizem com o ramo da empresa e podem ser usados de maneira estratégica.
Por exemplo: se a empresa trabalha com máquinas quentes, em que a equipe precisa ficar em um certo calor, que tal premiá-los com entradas para resorts, piscinas ou algo nesse sentido?
A experiência nova e o descanso recarregam as energias para seguir em diante. Desse modo, a premiação funciona como uma mão dupla, onde todos saem ganhando.
Veja agora mais alguns exemplos de premiação que você pode aplicar e se inspirar:
- Cesta natalina;
- Cursos especializantes na área em que o funcionário atua;
- Viagem que possa incluir familiares;
- Jantares;
- Bônus no salário;
- Funcionário do mês;
- Prêmio por ideias inovadoras para a empresa;
- Dia de descanso;
- Sair mais cedo do trabalho.
O que diz a lei sobre a premiação?
Como dito, a premiação está prevista em lei e por isso deve segui-las. No entanto, como se trata de algo muito relativo, as empresas podem escolher como e quando fazer. Veja abaixo o que diz o Art. 611 da lei 13.467/2017:
Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre:
XIV – prêmios de incentivo em bens ou serviços, eventualmente concedidos em programas de incentivo.
Ou seja, através de uma convenção coletiva, cada empresa pode estabelecer a sua forma de remunerar com sobreposição à lei.
Isso porque cada empresa tem um porte, segmento, valores entre outros fatores muito nichados. Por isso, é mais pertinente que cada uma se adapte à sua realidade.
Diferença entre comissão e premiação
Embora o nome seja parecido, existe bastante diferença entre comissão e bonificação.
A comissão é um valor combinado pelo empregador e funcionário, com registro na carteira desde o início das suas atividades.
Ou seja, a comissão não é um valor exato mensal e dependerá dos seus resultados, mas sempre com a mesma porcentagem. Veja a lei:
“Art. 457 […] 1º Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.”
No entanto, a premiação é um bônus. Por isso, você pode não estar contando com isso no final do mês, mas pelos seus resultados você poderá receber algo a mais.
Hoje, não contamos somente com o prêmio em dinheiro, mas várias outras modalidades. Esse bônus não entra no holerite e também não conta como pagamento. Desse modo, ele será apenas um bônus, como diz a lei:
Veja o que diz o Art. 457 da Lei nº 13.467/2017:
“Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.”
Entenda como aplicar a premiação na empresa
Todos nós sabemos que um funcionário motivado traz resultados muito melhores para a empresa do que os que fazem apenas por obrigação.
São várias as formas de premiar. Portanto, é preciso que o funcionário esteja ciente e queira participar.
Você pode começar a analisar a equipe no geral. Dessa forma você pode colocar em votação algumas opções de prêmios que estejam dentro do orçamento para que todos votem.
As opções podem ser: um dia de descanso, vale-jantar/almoço, vale presente, entre outros.
Assim, todos serão ouvidos e será eleita a melhor opção para a maioria.
É comum também que as empresas adotem campanhas de incentivos, já que elas são essenciais para o desenvolver e engajar a equipe.
As campanhas têm um tempo estipulado e, além de fomentar as vendas, podem sempre variar de premiação, já que duram um curto período.
Considerações
Por diversos motivos, as premiações são muito importantes e eficazes. Isso porque elas influenciam muito nos resultados e na satisfação de cada pessoa.
Antes de qualquer ação, você precisa sempre lembrar que estamos falando de pessoas. Por isso, elas precisam ser compreendidas a fundo e conduzidas.
As ações com premiação, além de estimular as vendas, precisam estar pautadas em:
- Valorizar;
- Prestigiar;
- Incentivar tanto o ganhador quanto os demais;
- Promover experiências e ganhos além do mero salário etc.
Esses são apenas alguns dos pontos positivos de uma estratégia bem aplicada.
Por fim, lembre-se que uma equipe feliz reduz os pedidos de demissão e promove um ambiente saudável e produtivo.