Atestado de saúde ocupacional: saiba tudo sobre o ASO

O atestado de saúde ocupacional é muito importante para manter a segurança no trabalho, tanto da empresa como também do próprio trabalhador que está exercendo uma função dentro dela.

Além de ser uma forma de garantir que o funcionário terá condições de trabalho, também é um documento que garante à empresa que o funcionário não tem doenças preexistentes.

Portanto, é muito importante, em cada situação, realizar os exames para emitir o documento do ASO corretamente. Então, vamos entender melhor como funciona o atestado de saúde ocupacional.

O que é o Atestado de saúde ocupacional?

Como o nome já diz, o atestado de saúde ocupacional é um documento feito pelos médicos para avaliar a saúde de um determinado indivíduo para uma função de trabalho.

Ou seja, quando a parte médica da empresa (ou terceirizado) realiza exames para definir se a pessoa pode, ou não, exercer a função em que será contratada.

Sendo assim, o ASO é o documento que vai definir se a pessoa poderá exercer a função desejada na empresa. 

No caso de o atestado indicar inapto, o trabalhador não necessariamente está doente, mas não pode correr os riscos do cargo por questões médicas.

Qual é a importância do ASO?

O ASO é muito importante para qualquer empresa, ainda mais quando estamos falando de funções de trabalho que podem oferecer riscos de saúde para algumas pessoas com quadros de saúde específicos.

Portanto, o ASO em si garante que ninguém poderá exercer uma função que pode, futuramente, causar uma lesão à saúde do trabalhador.

Sendo assim, tanto o empregado como o empregador ficam seguros com relação aos direitos trabalhistas e de segurança do trabalho.

Mas, para entendermos melhor, vamos acompanhar os próximos tópicos.

Conheça os diferentes tipos de ASO

Vale lembrar que existem diversos tipos de atestado de saúde ocupacional e que cada um deles possui suas próprias regras e individualidades para cada caso em específico.

Nesse sentido, existem cerca de 5 tipos de ASO dentro das empresas, no qual o funcionário terá de passar se por acaso se encaixar na situação definida.

Vamos conhecer esses 5 tipos diferentes de ASO:

1. Admissional

Os exames admissionais ocorrem quando uma pessoa está no processo de admissão para começar a trabalhar no novo cargo em uma determinada empresa.

Sendo assim, ele deverá passar por exames para obter um relatório sobre a sua saúde como um todo, para que então a parte médica possa determinar se o indivíduo está apto para exercer a função.

Em geral, todos os funcionários que pretendem trabalhar em funções que exigem algum quadro de saúde específico, devem realizar os exames para conseguir o ASO Admissional.

Vale lembrar que, dependendo do cargo, existe a possibilidade de o indivíduo realizar exames complementares para melhor definição do ASO.

2. Demissional

Como podemos acompanhar, o ASO admissional é realizado no momento em que o indivíduo está sendo admitido pela empresa. No entanto, o ASO demissional é o contrário desse processo.

Isso porque acontece no momento em que o empregador é demitido ou, até mesmo, pede demissão da empresa.

Mas para que serve o ASO demissional? 

Ele serve para comprovar que o estado de saúde do trabalhador não foi alterado por conta do tempo de trabalho realizado na empresa. Ou seja, é uma forma de proteger a empresa e também o empregado.

3. Periódico

O ASO periódico é bastante utilizado principalmente em empresas ou locais de trabalho em que a insalubridade é mais alta do que o comum. 

Sendo assim, ele serve como alguns exames periódicos realizados pelos médicos junto a empresa.

Nesse sentido, os exames vão garantir que o quadro de saúde do funcionário não está sendo alterado por conta das situações do trabalho ou cargo exercido por ele.

Porém, no caso de qualquer alteração no sentido negativo, a empresa deve tomar as medidas cabíveis para proteger a saúde do funcionário e respaldar a empresa em qualquer situação não desejada.

4. Mudança de função

O nome desse ASO deixa bem claro como ele funciona e, também, para que serve o atestado de saúde ocupacional.

Esse ASO serve para funcionários que estão mudando de função na empresa, muito comum em promoções e transferências de áreas profissionais.

Nesse sentido, o funcionário realiza exames para garantir não só a saúde para o novo ambiente de trabalho, mas também para saber se o antigo cargo não alterou seu quadro de saúde.

E isso serve para garantir que o novo ambiente não vai provocar qualquer efeito negativo na saúde física e mental do empregado.

5. Retorno ao trabalho

Por fim, vamos falar sobre o ASO de retorno ao trabalho que, como o nome já diz, serve para averiguar a situação de saúde dos funcionários que estão retornando ao trabalho.

Então, quando o funcionário fica afastado por mais de 30 dias, ele deve passar por exames para garantir que o estado de saúde esteja normal.

Assim, a empresa pode permitir que o profissional retorne para a empresa e possa exercer o seu cargo sem qualquer problema. 

Portanto, esses são os 5 tipos de ASO, mas quando deve ser emitido? É o que vamos ver a seguir!

Quando o ASO deve ser emitido?

Cada atestado de saúde ocupacional tem o momento certo para ser emitido. Veja:

  • admissional: deve ser feito por todos os profissionais prestes a serem contratados, antes da sua admissão;
  • demissional: precisa acontecer até a homologação da rescisão do contrato, contando com a data do último exame ocupacional há mais de 90 dias (para grau de risco 3 e 4) ou 135 dias (grau 1 e 2);
  • periódico: é feito anualmente, mas pode variar conforme a empresa e atividade;
  • mudança de função: sempre que a alteração de atividade acarretar mudança de riscos para o colaborador, é preciso emitir um novo ASO;
  • retorno ao trabalho: obrigatório para todos os profissionais que se afastaram por mais de 30 dias, com exceção para os períodos de férias ou viagens a trabalho.

Conclusão

Agora, entendemos que o atestado de saúde ocupacional (ASO) é um documento feito pelos médicos para avaliar a saúde de um determinado indivíduo para uma função de trabalho.

Também vimos as situações e o momento em que esse exame é realizado.

Se tiver mais dúvidas sobre este assunto, comente aqui ou fale com um advogado especialista em Direito do Trabalho.

Atestado de saúde ocupacional: saiba tudo sobre o ASO
Facebook
Twitter
Email
Print
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *